quarta-feira, 26 de março de 2014

Para que serve a arte?

Hellooooo psicoparties do meu coraçãozinho!

Como estão todos vocês?

Eu vou muito bem, obrigada :-)

Após um fim de semana bacanérrimo em clima de Copa, Botafogo e Circo, 3 festas lindas... cá estamos nós para mais uma semana com "reestreia cheia de novidades". Delícia!!!!

Ontem pensei no assunto para o post desta semana mas acabou que ao abrir meu face hoje e ver as lindas fotos do WBC (World Balloon Convention) que está rolando em Denver no Colorado (EUA) mudei de ideia. Hoje nós vamos falar sobre ARTE!

Nossos amigos brasileiros estão por lá e participam do concurso de esculturas gigantes concorrendo com as maiores feras do mundo dos balões.

A peça já está pronta e eu fiquei encantada!!! Luiz Carlos e Rosana (Cenário Balões-SP), Cris e André (Balloons Fest-BA), Márcio, Elzira, Lia e outros envolvidos: Parabéns e boa sorte!!!! Estaremos aqui torcendo pelo prêmio, mas independente disso, já fizeram bonito e representaram com louvor a Arte com Balões no Brasil.



Aproveitando o gancho, me lembrei de um texto muito bacana de um rapaz chamado Alessandro Martins, de Curitiba, que fala sobre a importância da arte no mundo.

Entre outras coisas ele diz:

"A Arte serve pra que?

No sentido de utilidade primária, ela não tem nenhuma.
Você não vai conseguir abrir uma garrafa de cerveja com um quadro de Chagall, por exemplo. Ou domesticar um cachorro com 'A Noite Transfigurada', de Schönberg. Ou construir uma ponte com 'A Ilíada', de Homero.
Se somos imediatistas, a arte é inútil. De certa maneira, é bom que seja assim. Todas as vezes em que a arte tende a um sentido mais utilitarista ela se empobrece.
Ao contrário, quando as utilidades tendem à arte, elas se enriquecem.(...)

(...) A arte – e, nela, incluída a 'Arte com Balões' [permita-me acrescentar, eu Mary] – está entre nós para dizer aquilo de que precisamos e não temos, aquilo que no momento seria totalmente útil mas que ainda não conhecemos – pode ser um sentimento ou uma máquina ou as duas coisas ao mesmo tempo -, aquilo que serve para tudo mas de que, agora, podemos e precisamos prescindir. Algo de que necessitaríamos neste instante mas que está além de nosso alcance.

Arte serve para nada agora, mas fala sobre algo que serviria para tudo amanhã. Expressa uma ânsia de algo que nem sabemos ainda o que é. Uma ânsia que só é sentida, neste planeta, por aqueles que se dizem e se assumem como humanos. Qualquer um que assuma profundamente – e com todas as consequências que isso traz – como humano e, fruto disso, tome para si o compromisso de ao menos tentar ultrapassar essa condição pode ser considerado um artista, independentemente da sua área de atuação.

A arte, portanto, sob esse ponto de vista é um instrumento de transgressão e superação. Algo para nos levar além."



Acho este texto fantástico e acredito que quem tenta justificar a necessidade ou a falta dela, ou a utilidade ou relevância de uma bela decoração, prova que nada entende de arte, muito menos de sentimentos!!!

Para aqueles, que como eu, sentem na pele a emoção contida dentro de cada trabalho, isso basta!!!

Apresento pra vocês, alguns dos artistas que me inspiram com seus trabalhos mundo afora.

Que Deus ilumine e abençoe cada um deles para continuarem criando suas obras "inúteis para alguns", FANTÁSTICAS PRA MIM.

Airigami - NY - EUA


Tan Lily - Singapura 



Canniballoon - Suiça


Globentos - Espanha


Cenário Balões - SP



Romina Finali -Espanha


Irina Lobanova - Rússia


Edison Ukita - Balão e Cia - SP


 Mariko Yamashito - Japão

Masayoshi Matsumoto - Tóquio


 Robbie Furman - EUA


Techy Quevedo - Peru


Balloons Fest - Bahia


 Ori Livlei - Israel


Wilson Sawaki - SP


Entre tantos outros...


Quem quiser ler o artigo do Alessandro na íntegra: http://livroseafins.com/a-arte-serve-para-que/
 Volto logo com a linda festa da Princesinha Laura!!!!

Bjk,
Mary
 






Nenhum comentário: